Dissertações e Observações

Monday, 23 December 2019

O que quer dizer PERDOAR?

Há uma dificuldade em entender o que quer dizer perdoar. Agora vamos limpar a lixeira ligada à palavra "perdoar" e deixá-la limpinha para que quando ouvirmos outra vez coisas como "é preciso perdoar", "não consigo perdoar", "perdoo mas não esqueço", "perdoa-me o que eu fiz", etc consigamos entender qual é a ação ligada ao verbo "perdoar".

Muito bem, imagina que tens um passarinho numa gaiola em tua casa há algum tempo. Um dia abres a gaiola de propósito e deixas o passarinho voar. Estás a perdoar a esse passarinho. Estás a deixar de querer controlá-lo e dizer-lhe onde ele tem que estar, como tem que ser e como tem que agir para teu bel prazer. Agora não te interessa mais onde ele vai, o que faz e como faz. Ele é livre e tu és livre também junto com ele.

Ou seja, perdoar é libertar, é deixar ir, é deixar passar e dar liberdade sem restrições e com toda alegria. Perdoar implica esquecer, porque simplesmente deixas de pensar nisso e naturalmente esqueces. 

Mas julgar é uma tentativa de manter a pessoa julgada dentro de uma gaiola ou jaula. E com isso eu perco a minha própria liberdade também porque tenho que ficar ali para não deixar a pessoa fugir. Esse é o inferno que nós próprios criamos para nós mesmos, voluntariamente. Mas o céu que criamos para nós mesmos é não julgar, perdoar, deixar passar...

E muita atenção, não fazemos isso para sermos melhores do que os outros, ou para aprendermos a nos comportar de uma certa maneira louvável para a comunidade, ou para criarmos certas virtudes e para sermos vistos pelos outros e admirados. Não, não, não. Eu estou a falar de liberdade verdadeira. Não me interesso se sou bom ou mau, se gostam ou não de mim, essa não é a minha motivação. Meu único propósito é ser feliz, nada mais!

A procura da felicidade é a mola para encontrar a liberdade total. É muito importante procurarmos a felicidade. Pelo menos já sabemos onde ela não está, temos tentado tanta coisa sempre com o mesmo resultado. Ela existe e não está onde temos procurado. Aqui vai uma dica: não está em nada que seja externo a ti. Não tens que ir para lugar nenhum especial, aí mesmo onde estás é também onde ela está porque está contigo, dentro de ti, em ti. E se queres saber, o primeiro passo é este: Perdoar, ou seja, soltar, deixar ir, desligar, aceitar, deixar passar sem julgar. 

Não estás sozinho, vais conseguir.

No comments:

Post a Comment